quinta-feira, 2 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Tenho sérias dúvidas se é justo homenagear todas as mulheres pelo simples fato de serem do sexo feminino.
Corremos o risco de banalizar esta homenagem, ao não distinguirmos quais qualidades devem ser destacadas e, por outro lado, quais características devem ser reprovadas.
Tal homenagem incorre na mesma injustiça praticada por empresas que distribuem seus lucros linearmente a todos os seus colaboradores, sem a adoção de critérios de meritocracia.
A fim de ilustrar meu ponto de vista, a seguir, apresento o perfil de personagens bíblicas, sendo algumas delas dignas de reconhecimento e outras merecedoras de reprovação.

PERFIS DE MULHERES ADMIRÁVEIS E SUAS CARACTERÍSTICAS

RUTE (mulher de Boás)

 Rute ficou viúva, assim como sua sogra Noemi e sua cunhada. Ocorre que Noemi, já idosa, liberou suas noras a retornarem a sua cidade de origem onde poderiam reiniciar suas vidas. Uma das noras aceitou e se despediu de sua sogra. Rute, porém, afirmou: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” (Rute 1:16)
 Embora haja muito comentário sobre conflitos entre nora e sogra, aqui encontramos uma demonstração de empatia e solidariedade entre essas duas mulheres.
 Vale ressaltar que este comportamento de Rute foi recompensado por Deus, pois mais tarde, acompanhando Noemi de volta à terra natal de sua sogra, Rute, como estrangeira, veio a conhecer Boás, um homem muito rico, com quem se casou.
 Importante ressaltar que Rute faz parte da genealogia de Jesus, tendo dado à luz a Obede, que veio a ser pai de Jessé, este por sua vez, pai do rei Davi.

MARIA MÃE DE JESUS

 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
 E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela. (Lucas 1: 20-38)
O Cântico de Maria
 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais. (Lucas 1: 46-56)

ASPECTOS DA MULHER VIRTUOSA

 Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!
 O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
 Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.
 É esforçada, forte e trabalhadora.
 Ajuda os pobres e os necessitados.
 É forte, respeitada e não tem medo do futuro.
 Fala com sabedoria e delicadeza.
 Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.
 Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.
 Ele diz: “Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.” (Texto extraído de Provérbios 31: 10-31)

PERFIS DE MULHERES REPROVÁVEIS E SUAS CARACTERÍSTICAS

JEZABEL (esposa do rei Acabe)
 Jezabel, rainha de Israel, juntamente com o rei Acabe, seu esposo, fizeram o que era mau perante o Senhor Deus, mais do que todos os que foram antes deles. (1 Reis 16:30)
 Levantaram um altar a Baal, em Samaria, de maneira que cometeram mais abominações para irritar ao Senhor Deus de Israel. (1 Reis 16:32)
 Jezabel exterminou os profetas do Senhor. (1 Reis 18:4)
 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. (1 Reis 19: 1-2)
 Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava. (1 Reis 21:25)
DALILA (mulher de Sansão)
 Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela (Dalila) e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata.
 Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força e com que poderias ser amarrado para te poderem subjugar.
 Disse Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim e me disseste mentiras; ora, declara-me, agora, com que poderias ser amarrado.
 Disse Dalila a Sansão: Até agora, tens zombado de mim e me tens dito mentiras; declara-me, pois, agora: com que poderias ser amarrado?
 Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força.
 Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.
 Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.
 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere. (Juizes 16: 15-21)

08 de março de 2017
Américo Marques Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário